Our News

Our News

4 mins read

CLIENTES DA RYANAIR FAZEM DONATIVO DE 250 MIL EUROS PARA «RENATURALIZAR MONCHIQUE»

Ryanair, a companhia aérea n.º 1 na Europa, fez hoje um donativo de 250 mil euros para a renaturalização da serra de Monchique como parte da sua Iniciativa para Compensar as Emissões de Carbono. Esta verba, obtida através dos donativos dos passageiros, irá financiar a plantação de milhares de árvores destruídas pelos incêndios de 2018.

 

O CEO da Ryanair, Michael O’Leary, confiou um cheque de 250 mil euros aos parceiros do projeto – Região de Turismo do Algarve, Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e Câmara Municipal de Monchique –, demonstrando o compromisso da Ryanair com a região do Algarve e o meio ambiente.

 

A Ryanair é a companhia aérea mais ecológica da Europa, operando a frota mais jovem e com as maiores taxas de ocupação e consumo de combustível mais eficiente por passageiro. De igual modo, a Ryanair apresenta emissões de CO2 líderes na indústria por passageiro-km, de apenas 66 gramas, um valor até 50% mais baixo do que as outras quatro grandes companhias aéreas europeias.

 

Michael O’Leary, CEO da Ryanair, declarou:

“A Ryanair, a nossa equipa e os nossos passageiros estão orgulhosos de colaborar nesta iniciativa de reflorestação na zona de Monchique, no Algarve. Milhares de hectares de floresta foram destruídos pelos incêndios em 2018. Estamos muito felizes de doar esta verba para ajudar a restaurar as florestas da região e a beleza natural única da serra de Monchique.”

 

Marlene Marques, Presidente da GEOTA, declarou:

“O compromisso do setor privado oferece à sociedade civil a oportunidade de apoiar o restauro de habitats florestais importantes e únicos nas áreas devastadas pelo incêndio de Monchique. Renaturalizar Monchique ajudará a restaurar as paisagens culturais desta área, um importante destino turístico nacional e internacional.

 

Assim, congratulamo-nos com o apoio da Ryanair e dos seus clientes nesta iniciativa, ao devolvermos os habitats vitais a esta área, não apenas para as espécies que florescem nesses habitats, mas também na recuperação das matas, das florestas e da vegetação que cresce à beira dos rios, que elevam a importância cultural deste local. Ao fazer isso, a Ryanair está também a contribuir para que a autarquia local atinja os seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, ao prevenir a maior degradação do solo e ao apoiar os esforços de mitigação das alterações climáticas pela captura de dióxido de carbono através da plantação de árvores.”

 

 João Fernandes, Presidente da Região de Turismo do Algarve, declarou:

“Sendo uma região internacionalmente mais conhecida pela excelência das suas praias e campos de golfe, o compromisso com a Natureza assume a cada ano que passa maior importância na valorização turística do Algarve. Por isso, aplaudimos o compromisso da Ryanair e dos seus passageiros com a renaturalização da Serra de Monchique, cujos habitats florestais foram devastados pelo fogo em 2018. Sem a vontade de todas as partes envolvidas – GEOTA, ICNF, Município de Monchique e Turismo do Algarve, além da Ryanair – não seria possível promover o restauro ecológico da terra e das florestas de Monchique em harmonia com o restante território do Algarve, que no seu todo continua a ser o principal destino de férias em Portugal.”

 

 

Rui André, Presidente da Câmara Municipal de Monchique, declarou:

“A floresta, a sua gestão e planeamento bem como a forma como as pessoas se relacionam com o seu território rural e florestal serão, sem dúvida, o grande desafio para o nosso futuro coletivo. As alterações climática que nos fazem olhar para o futuro com grande apreensão exigem alterações profundas no quotidiano de todos, buscando um equilíbrio de carbono, para o qual o papel essencial de nossa floresta será fundamental.

 

O desafio é global, mas a necessária relação entre legisladores e sociedade civil, aliada à responsabilidade social das empresas, ao conhecimento científico e às populações locais, fazem de projetos como este uma contribuição de valor inestimável para a mudança necessária. O incêndio de 2018 é uma oportunidade desafiadora para desenharmos uma nova paisagem, produtiva e ambiental, mas também para permitir ao homem viver em harmonia e segurança, num ambiente mais resiliente que continua a fazer de Monchique um verdadeiro jardim, mas acima de tudo o pulmão da região do Algarve.”

Related News

  • RYANAIR LAUNCHES PRAGUE – PAPHOS & KOSICE ROUTES

    Ryanair, Europe’s No.1 airline, today (1st August) celebrated the first flight from Prague to Paphos, while on Monday (3rd August) it will launch a twice weekly service to Kosice, both as part of its extended Summer 2020 schedule.

    To celebrate its new routes, Ryanair has launched a seat sale with fares from 729 Kc for travel to Kosice and from 759 Kc to Paphos, both until the end of October, which must be booked by Wednesday (5th August), only on the Ryanair.com website.

  • RYANAIR LAUNCHES PRAGUE – PAPHOS & KOSICE ROUTES

    Ryanair, Europe’s No.1 airline, today (1st August) celebrated the first flight from Prague to Paphos, while on Monday (3rd August) it will launch a twice weekly service to Kosice, both as part of its extended Summer 2020 schedule.

    To celebrate its new routes, Ryanair has launched a seat sale with fares from 729 Kc for travel to Kosice and from 759 Kc to Paphos, both until the end of October, which must be booked by Wednesday (5th August), only on the Ryanair.com website.