Our News

Our News

5 mins read

Donativos ascendem a 500 mil euros em dois anos

Ryanair Continua A Ajudar A «Renaturalizar Monchique

Ryanair, a companhia aérea n.º 1 na Europa, fez pelo segundo ano consecutivo um donativo de 250 mil euros para a renaturalização da serra de Monchique como parte da sua Iniciativa para Compensar as Emissões de Carbono, somando assim 500 mil euros em contribuições para o projeto.

Esta nova verba, que à semelhança do ano passado foi obtida através dos donativos dos passageiros, irá financiar a plantação de mais 75 mil árvores destruídas pelos incêndios de 2018 nesta zona algarvia. No primeiro ano do projeto foram plantadas 62 mil árvores autóctones e apoiados cerca 90 proprietários. Espera-se que no futuro o conjunto das árvores plantadas possam ser responsáveis pelo sequestro de 1000 toneladas de carbono por ano.

O Diretor de Sustentabilidade da Ryanair, Thomas Fowler, confiou mais um cheque de 250 mil euros aos parceiros do projeto – Região de Turismo do Algarve, Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e Câmara Municipal de Monchique, demonstrando o compromisso da Ryanair para com a região do Algarve e o meio ambiente.

A Ryanair é a companhia aérea mais ecológica da Europa, operando a frota mais jovem e com as maiores taxas de ocupação e consumo de combustível mais eficiente por passageiro. De igual modo, a Ryanair apresenta emissões de CO2 líderes na indústria por passageiro-km, de apenas 66 gramas, um valor até 50% mais baixo do que as outras quatro grandes companhias aéreas europeias.

A coordenação do projeto Renature Monchique está a cargo do GEOTA. Tem como missão a defesa do ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável, segundo as vertentes da educação, da informação, da formação profissional, da reflexão e intervenção política, da cooperação para o desenvolvimento e da realização de ações para a resolução de problemas ambientais específicos.

Thomas Fowler, Diretor de Sustentabilidade da Ryanair, declarou:

A Ryanair tem o prazer de renovar a parceria com Renature Monchique. Estamos gratos pelo valioso contributo dos nossos clientes, que através das suas generosas contribuições de compensação pelas emissões de carbono, nos permite apoiar a recuperação dos habitats florestais devastados pelos incêndios florestais de Monchique, e ajudar a comunidade local afetada pelo desastre causado por estes trágicos acontecimentos no Algarve. A Ryanair orgulha-se do trabalho desenvolvido durante o primeiro ano da iniciativa Renature Monchique, graças à dedicação de todos os parceiros envolvidos. Estamos empenhados em minimizar o impacto que o nosso negócio tem no ambiente e estamos satisfeitos por o nosso programa de compensação pelas emissões de carbono nos permitir fazer excelentes progressos nos nossos objetivos climáticos, e apoiar projetos como Renature Monchique.

João Dias Coelho, Presidente do GEOTA, declarou:

A renovação deste compromisso por parte da Ryanair possibilita-nos continuar a apoiar a recuperação de habitats florestais importantes e únicos nas áreas devastadas pelo incêndio de Monchique e a restaurar as paisagens culturais desta área, um importante destino turístico nacional e internacional. No primeiro ano do projeto foi possível apoiar cerca de 90 proprietários tendo sido plantadas 62 mil árvores. A nossa expectativa é elevar esse número até às 137 mil árvores em 2021. Congratulamo-nos assim que a Ryanair e os seus clientes nesta iniciativa continuem a apoiar esta iniciativa até 2021 especialmente no contexto que estamos a atravessar. A nossa missão vai ser continuar a devolver os habitats vitais a esta área, não apenas para as espécies que florescem nesses habitats, mas também na recuperação das matas, das florestas, que elevam a importância cultural deste local. Registamos que este apoio se tornou fundamental para o projeto em causa, sendo de esperar que o Fundo Ambiental possa, no futuro próximo, também comparticipar neste esforço colectivo que o GEOTA tem a missão e coordenar.

João Fernandes, Presidente da Região de Turismo do Algarve, declarou:

A Ryanair acredita no Algarve e é merecedora da maior gratidão e reconhecimento da região. Num contexto globalmente adverso para o setor das viagens e Turismo, em geral, e para o transporte aéreo, em particular, é notável o compromisso da Ryanair e dos seus passageiros para com a renaturalização da Serra de Monchique, cujos habitats florestais foram devastados pelo fogo em 2018. Congratulamo-nos com os donativos e com a oportunidade que criam no desenvolvimento sustentável da Natureza algarvia, adicionando novas procuras turística pelo destino ao longo do ano e em todo o território. Sem a vontade de todas as partes envolvidas – GEOTA, ICNF, Município de Monchique e Turismo do Algarve, além da Ryanair – não seria possível promover o restauro ecológico da terra e das florestas de Monchique em harmonia com o restante território do Algarve, que no seu todo continua a ser o principal destino de férias em Portugal.

Rui André, Presidente da Câmara Municipal de Monchique, declarou:

Este projeto é a consolidação da cidadania participativa em favor da mudança e da defesa do Ambiente. Ao longo dos anos o homem foi alterando a paisagem de acordo com as suas necessidades. Hoje percebemos todos, e da pior forma, que essas escolhas criaram um enorme desequilíbrio ambiental ao ponto dessa desordem ser responsável por catástrofes que põem ciclicamente à prova a nossa capacidade de resiliência e coloca também em risco o nosso património e também as nossas vidas. Este projeto constitui um valioso contributo no reequilíbrio e na renaturalização de parte da nossa paisagem – e com ele, um reencontro com espécies e habitats autóctones o que esperamos, possa também contribuir para um necessário redesenho da paisagem que temos em curso, assim como uma profunda reflexão sobre a nossa relação com a Natureza e o uso que fazemos dos seus recursos – da terra à água, das plantas ao próprio ar que respiramos. Obrigado a todos aqueles que têm contribuído para este projeto que hoje reforça a sua continuidade.

Related News

  • RYANAIR LAUNCHES PRAGUE – PAPHOS & KOSICE ROUTES

    Ryanair, Europe’s No.1 airline, today (1st August) celebrated the first flight from Prague to Paphos, while on Monday (3rd August) it will launch a twice weekly service to Kosice, both as part of its extended Summer 2020 schedule.

    To celebrate its new routes, Ryanair has launched a seat sale with fares from 729 Kc for travel to Kosice and from 759 Kc to Paphos, both until the end of October, which must be booked by Wednesday (5th August), only on the Ryanair.com website.

  • RYANAIR LAUNCHES PRAGUE – PAPHOS & KOSICE ROUTES

    Ryanair, Europe’s No.1 airline, today (1st August) celebrated the first flight from Prague to Paphos, while on Monday (3rd August) it will launch a twice weekly service to Kosice, both as part of its extended Summer 2020 schedule.

    To celebrate its new routes, Ryanair has launched a seat sale with fares from 729 Kc for travel to Kosice and from 759 Kc to Paphos, both until the end of October, which must be booked by Wednesday (5th August), only on the Ryanair.com website.