Parceiro Ambiental Da Ryanair, Renature Monchique, Organiza Atividade De Leitura Com 150 Crianças Da Região

22 Apr 2021

Iniciativa Decorre No Âmbito Do Dia Mundial Da Terra (22 Abril)

Lisboa, 22 de abril 2021. Ryanair, a companhia aérea nº 1 da Europa, tem o prazer de anunciar uma iniciativa que decorre no âmbito do Dia Mundial da Terra em nome do seu parceiro ambiental, Renature Monchique, através da qual 150 crianças participaram numa leitura especial do livro infantil “Guardiões da Floresta”. Esta leitura especial teve lugar através de videochamada e, adicionalmente, Renature Monchique doará 60 exemplares de “Guardiões da Floresta” a crianças em idade escolar de toda a região de Monchique.

O livro “Guardiões da Floresta” explora as aventuras de cinco personagens que embarcam numa aventura na floresta, um tema que se enquadra perfeitamente no âmbito do Dia Mundial da Terra. A autora do livro encoraja os leitores a imaginar a sua própria floresta ideal, uma excelente oportunidade para incentivar as crianças a aprender os conceitos relacionados com o ambiente através de uma forma lúdica e colorida.

Adicionalmente, Renature Monchique divulgará a iniciativa em escolas de Lisboa, Cascais, Tomar, Óbidos, Caldas da Rainha e São Martinho do Porto.

O projeto Renature Monchique foi criado pela Ryanair em parceria com a GEOTA, ICNF, a região de Turismo do Algarve e o Município de Monchique para ajudar na reflorestação da região após o maior incêndio de sempre na Europa, em 2018.

Um porta-voz da Ryanair disse:

“Neste Dia Mundial da Terra, o nosso parceiro ambiental, Renature Monchique proporcionou a estas crianças uma oportunidade de aprender sobre o ambiente através de uma forma divertida e interactiva. Para além das 150 crianças que participaram nesta leitura online, serão enviados 60 exemplares às crianças da região de Monchique, uma grande iniciativa neste Dia Mundial da Terra e do Dia Mundial do Livro (23 de abril).

O Algarve ocupa um lugar muito especial no coração da Ryanair. O projeto Renature Monchique foi criado em 2019, na sequência dos devastadores incêndios florestais que tiveram lugar na região em 2018. Desde então, foram plantadas mais de 135.000 árvores com a ajuda de mais de 150 voluntários locais. Até à data, o projeto ajudou 43 proprietários rurais e as suas respectivas famílias e foi iniciada a restauração ecológica, cobrindo uma área de 584 hectares. Estamos muito orgulhosos do trabalho realizado até à data e de apoiar a Renature Monchique”.  

Miguel Jerónimo, coordenador do Projeto Renature Monchique:

“É extremamente importante que este trabalho de aproximação aos temas ambientais aconteça logo desde a infância, uma vez que a recetividade é maior, bem como a vontade de crescer a contribuir para criar um mundo melhor.

A Serra de Monchique foi afetada pelo maior incêndio florestal da Europa em 2018, sendo que quase 28.000 hectares foram queimados, afetando não apenas a comunidade local, mas também os habitats naturais e espécies desta área.

O projeto Renature Monchique foi criado pelo GEOTA, Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, em parceria com a Ryanair, a Região de Turismo do Algarve, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e o Município de Monchique, com o objetivo de restaurar parte dos principais habitats da Rede Natura 2000”.